Background Image

O que é e para que serve um Centro Qualifica?

O que é o Programa Qualifica?
É um programa que tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação dos adultos, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população portuguesa.

Quem somos e o que fazemos?
O Centro Qualifica da EPAMG é um centro especializado na qualificação de adultos. Aqui fornecemos informação, aconselhamento e encaminhamento para ofertas de educação e formação. Desenvolvemos Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) adquiridas ao longo da vida. 

O que é o Processo de RVCC?
É um processo gratuito que permite reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos adultos ao longo da sua vida. A conclusão de um processo de RVCC escolar pode conduzir a uma certificação total (equivalente ao 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º anos) ou a uma certificação parcial.

A quem se destina?
Os processos de RVCC destinam-se a adultos com mais de 23 anos. Caso tenham idades compreendidas entre os 18 e 23 anos inclusive, só poderão realizar um processo RVCC se tiverem no mínimo 3 anos de experiência profissional comprovada pela Segurança Social.
O acesso a este processo não exige habilitação escolar mínima. 

Quais as vantagens?
Os adultos obtêm o reconhecimento das suas competências, adquirem maiores qualificações escolares e têm a possibilidade de continuar a sua formação/educação para níveis seguintes.
Os empregadores passam a integrar nos seus quadros trabalhadores com níveis de escolaridade mais elevados, melhorando o currículo da organização e valorizando os processos de certificação da qualidade.
O Processo de RVCC envolve aproximadamente 50 horas de formação que são válidas para efeito do cumprimento da obrigatoriedade legal em matéria de formação profissional. 

Como se organiza?
O Processo de RVCC está organizado num conjunto de sessões individuais e sessões de grupo, dinamizadas pela Técnica de ORVC (Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências) e pelos Formadores, que acompanham os adultos ao longo de todo o Processo, desde a sua inscrição até à sua certificação escolar. Ao longo do processo os adultos devem desenvolver o seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens evidenciando os saberes e as competências adquiridos ao longo da sua vida, em certas áreas de competência-chave.

Qual a documentação necessária para inscrição?
• Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
• Título de Residência; Autorização de Residência; Passaporte com Visto para permanência, estudo, trabalho ou estada temporária (cidadãos estrangeiros);
• Certificado de Habilitações.