Às 11h11 do passado dia 14 de maio, a Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG) realizou um simulacro-surpresa de incêndio, apanhando de surpresa alunos, docentes e formadores técnicos. O exercício teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar, testar a operacionalidade do Plano de Emergência Interno e reforçar comportamentos adequados em situações de emergência.
A simulação recriou um cenário realista de incêndio, com o objetivo de treinar os procedimentos de evacuação e preparar os ocupantes da escola para reagirem de forma correta e eficaz em caso de perigo. Após a deteção do incêndio, a ordem de evacuação foi dada pelo responsável pelo simulacro, através do sinal acústico de três toques de campainha. Toda a comunidade escolar utilizou os percursos de evacuação definidos, dirigindo-se ao Ponto de Encontro conforme estipulado no plano.
O simulacro decorreu com normalidade e destacou-se pela forma organizada e exemplar como foi cumprido por todos os envolvidos. A atuação dos alunos foi especialmente notável, demonstrando responsabilidade e espírito de colaboração, saindo deste treino mais preparados e seguros.
O exercício foi também registado por uma equipa de alunos do 1.º e 2.º anos do curso Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade (TCMRPP), sob a orientação do seu formador técnico, profissional da área audiovisual. As filmagens integrarão o projeto audiovisual sobre emergências e preparação em escolas, desenvolvido pelos alunos dos três anos do curso desde o ano letivo passado. A produção inclui ainda entrevistas a figuras de relevo a nível regional e nacional e será brevemente divulgada no canal de YouTube da EPAMG.