ENSINO PROFISSIONAL
PRINCIPAIS ATIVIDADES E COMPETÊNCIAS
✔ Planear, organizar e desenvolver projetos e atividades de animação e mediação comunitária, definindo objetivos, fases, recursos e cronogramas. ✔ Dinamizar grupos e comunidades, utilizando metodologias participativas, técnicas de animação sociocultural e ferramentas de facilitação. ✔ Intervir em contextos de juventude, prevenção de riscos, promoção de direitos, inclusão social, combate ao bullying/cyberbullying e educação para afetos e sexualidade. ✔ Colaborar em equipa, gerir conflitos, promover a cidadania ativa e os direitos fundamentais dos cidadãos. ✔ Aplicar normas de segurança, saúde no trabalho e proteção ambiental nas intervenções comunitárias. ✔ Avaliar projetos e atividades, recolhendo dados, analisando impactos e propondo melhorias. ✔ Comunicar em contextos multilingues (incluindo inglês ou outra língua estrangeira) adaptados à animação comunitária. ✔ Promover literacia financeira, autonomia pessoal e desenvolvimento comunitário sustentável.
Os cursos profissionais são um dos percursos de ensino secundário (10º, 11º e 12.º anos), que permitem uma dupla certificação. Trata-se de um percurso que permite completar o ensino secundário, contudo com uma forte aproximação ao mercado de trabalho uma vez que os cursos têm uma componente teórica e uma componente prática.
Após a conclusão de um Curso Profissional, os alunos obtêm a certificação de ensino secundário (tal como nos cursos Científico-Humanísticos). Contudo, estes cursos permitem também a obtenção de certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
Tal como os cursos científico-humanísticos, os alunos do ensino profissional também se podem candidatar ao ensino superior. Através da realização dos exames nacionais, iguais para todos os alunos do ensino. Através de uma modalidade de concurso regional, em que podem concorrer diretamente à instituição na qual pretendem ingressar (são as universidades e politécnicos a decidir os critérios decisivos, baseados nas aptidões dos alunos).
ESTRUTURA CURRICULAR
(brevemente)
SAÍDAS PROFISSIONAIS